A décima primeira e última rodadsa da fase de classificação será jogada neste sábado(15), com todos os jogos sendo realizados às 16 horas.
A rodada que já tem as duas equipes rebaixadas praticamente definidas, resta a confirmação do Rio Branco que só um milagre salva o time de Paranaguá, as outras dez equipes aspiram algo nesta última rodada.
Londrina, Athlético, Operário, Coritiba, Cianorte e Maringá já asseguraram vaga nas quartas de final, enquanto FC Cascavel, quase classificado, depende de um empate em casa diante do Rio Branco, e Azuriz, ainda vão depender dos seus resultados na rodada derradeira.
Diante do equilíbrio, não se pode prever os confrontos, pois nenhuma das equipes que integram o G4 está assegurado no grupo que terá a vantagem de decidir em casa a vaga às semifinais, que também valerão classificação para a Copa do Brasil em 2026.
O confronto que pode definir a liderança desta fase será realizado no Estádio do Café entre Londrina e Athlético PR, respectivamente líder de vice líder na tabela de classificação. Pelo lado do Londrina, o técnico Claudinei Oliveira, vai poupar todos os seus jogadores pendurados com dois cartões amarelos, para não ter nenhum problema de suspensão para o jogo de ida das quartas de final. Entre eles está o artilheiro do campeonato Iago Telles(foto) que não vai para o jogo. O lateral Maurício, o zagueiro Wallace e o atacante Pablo também estão fora. Pelo lado do Athlético PR, o treinado Maurício Barbiéri também vai poupar alguns jogadores considerados titulares. A principal ausência é de Allan Kardec, artilheiro do time que sentiu um desconforto muscular no jogo contra o FC Cascavel. O Londrina joga em casa, mas o Athlético está mais inteiro para esse jogo. Jogo muito equilibrado.
Outro postulante a terminar na liderança desta primeira fase, é o Operário Ferroviário, que joga em Ponta Grossa no Estádio Germano Kruger contra o Maringá. O treinador Bruno Pivetti também deve poupar alguns jogadores, principalmente os mais desgastados. O meia Gabriel Boschilli nem relacionado foi para este jogo. Jacy que teve problema no jogo contra o Coritiba tendo sido levado ao hospital está relacionado mas pode ser preservado, enquanto Fransérgio e Rodrigo Rodrigues com dois cartões amarelos estão relacionados mas podem ficar como opção do treinador no banco de reservas. Já o Maringá do treinador Jorge Castilho não deve poupar ninguém para o jogo de amanhã e vem para Ponta Grossa para vencer e buscar uma vaga entre os quatro primeiros. Outor jogo de muito equlíbrio na rodada.
Na Vila Capanema, o já rebaixado Paraná enfrenta o Coritiba. Aqui a vitória coxa branca é plenamente viável em função da desmotivação que assolou o time tricolor após a derrota em Cianorte e a confirmação do retorno do clube a Divisão de Acesso. Coritiba é favorito e deve vencer devendo confirmar presença entre os quatro primeiros.
Em Pato Branco, no Estádio "Os Pioneiros", o Azuriz que ainda corre risco de cair fora do grupo de classificação,precisa vencer o Cianorte para não correr riscos de ser desclassificados. O time caiu muito de produção nos quatro últimos jogos, enquanto o Cianorte vem mantendo regularidade no campeonato. Neste confronto mesmo jogando em Pato Branco o Cianorte que ainda aspira vaga no G4 leva vantagem.
Em Cascavel, no Estádio Olímpico Regional o FC Cascavel precisa apenas de um empate diante do praticamente rebaixado Rio Branco. É amplamente favorito e deve vencer confirmando assim a sua classificação para fase mata-mata.
Finalmente em Campo Largo um confronto que pode valer vaga para o G8. Andraus e Sãojoseense jogam e se houver um vencedor, e no jogo de Pato Branco o Azuriz for derrotado pelo Cianorte, este estará classificado em oitavo lugar.
Uma rodada de muitas definições, equilibrada como foi toda a primeira fase e só após o encerramento dos jogos é que vamos conhecer os classificados e os confrontos da segunda fase do Campeonato Paranaense/2025.