Fim da primeira fase do Campeonato Paranaense 2025. A última rodada realizada na tarde de sábado(15) teve classificação improvável, quase um milagre e a consolidação do time mais regular desta primeira fase na liderança.
De lanterna do campeonato a integrante do grupo de classificação, o Sãojoseense foi a grande surpresa desta última rodada. Venceu o Andraus em Campo Largo por 3x1 e está classificado para as quartas de final do Estadual. O time de São José dos Pinhais, teve a contribuição direta do Rio Branco que quase operou o milagre de se salvar do rebaixamento. A equipe litorânea foi a Cascavel e venceu o FC Cascavel por 3x1. O resultado deixou o Rio Branco a um gol de se salvar do rebaixamento, gol que acabou saindo, mas invalidado pela arbitragem. O resultado acabou tirando o FC Cascavel do grupo de classifcação com o Sãojoseense ocupando a oitava vaga.
Nos demais jogos, em Pato Branco, no Estádio Os Pioneiros, o Azuriz que estava ameaçado de não se classificar caso perdesse para o Cianorte, acabou vencendo por 2x0 garantindo a classificação em sétimo lugar. As duas equipes estão classificadas, o Cianorte, mesmo perdendo, manteve a quinta colocação na tabela de classificação.
Na Vila Capanema, o já rebaixado Paraná perdeu mais uma se despedindo da primeira divisão de forma melancólica. Perdeu para o Coritiba por 2x0. O time Coxa Branca com a vitória ganhou uma posição na classificação. De quarto passou para a terceira colocação.
Em Londrina, no Estádio do Café, o jogo que poderia definir o líder da primeira fase. O então primeiro colocado Londrina enfrentou o Athlético e foi derrotado por 1x0. O resultado colocaria o rubro negro da capital na liderança, mas em Ponta Grossa, no Germano Kruger, o Operário venceu o Maringá por 3x1. Caso a vitória alvinegra fosse por 2x1, o Athlético seria o primeiro colocado, mas o gol de Neto Paraíba aos 51 minutos do segundo tempo fez com que o Operário superasse o Athlético no saldo de gols (11x10) e ficasse com a primeira colocação, deixando o Athlético em segundo lugar.
Assim, os calssificados foram pela ordem, Operário, Athlético PR, Coritiba, Londrina (componentes do G4), Cianorte, Maringá, Azuriz e Sãojoseense. Não se classificaram nem foram rebaixados, Andraus e FC Cascavel, e caíram para Divisão de Acesso em 2026, o Rio Branco e o Paraná, exatamente os clubes que subiram para a Primeira Divisão em 2024.
Os confrontos das quartas de final ficaram desta maneira:
Jogos de ida
Dia 21/02 - Sexta Feira - 20 horas - Estádio Os Pioneiros - Azuriz x Athlético PR
Dia 22/02 - Sábado - 15:30 horas - Estádio do Pinhão - Sãojoseense x Operário
Dia 22/02 - Sãbado - 16:00 horas - Willie Davis - Maringá x Coritiba
Dia 23/02 - Domingo - 16:00 horas - Albino Turbay - Cianorte x Londrina
Jogos de Volta
Dia 08/03 - Sábado -16:00 horas - Arena da Baixada - Athlético x Azuriz
Dia 08/03 - Sábado - 18:30 horas - Estádio do Café - Londrina x Cianorte
Dia 09/03 - Domingo - 16:00 horas - Germano Kruger - Operário x Sãojoseense
Dia 09/03 - Domingo - 18:30 horas - Couto Pereira - Cortiba x Maringá