TURFE
COM NOVA DIRETORIA JOCKEY CLUB PONTAGROSSENSE PODE VOLTAR A FUNCIONAR


Desde o final do mês de fevereiro/2025, o Jockey Club Pontagrossense tem nova diretoria. Assumiu os destinos do quase centenário Prado Princesino, Osmar Hilgemberg Neto (foto), filho do ex presidente, saudoso Osmar Hilgemberg Junior. Continuando a paixão pelos cavalos de corrida, principalmente das canchas retas, Neto Hilgemberg e sua diretoria já trabalham nos melhoramentos que o Hipódromo precisa para voltar a realizar as corridas e receber o afccionado e o público em geral.

Procurado pela reportagem do site fantasmaemdestaque.com.br, o novo presidente concedeu uma entrevista que novamente coloca o Jockey Club Pontagrossense em evidência no sentido de voltar a funcionar através da sua razão de existir, as Corridas de Cavalo.

Confira abaixo a entrevista.

 

1- Fantasma em Destaque - Você assume o Jockey Club Pontagrossense, talvez na pior fase de sua história. Precisando de reformas pontuais, como as cercas da raia, na parte externa, muro caído abaixo da variante, arquibancada tombada e sem a Carta Patente do Ministério da Agricultura.

Como você pretende solucionar esses problemas....

 

NETO HILGEMBERG - Entendemos a gravidade da situação, entretanto já houveram outras épocas com problemas maiores ou tão grande quanto,como na fase anterior a gestão do então prefeito Jocelito Canto, outra data passada que também houve a cassação da Carta Patente. Saliento que ainda estamos em reconhecimento dos problemasda entidade, para melhor compreender a situação e então tomar em conjunto com a diretoria e eventuais parceiros que estamos buscando, para entender as necessidades do Jockey.

 

2- FANTASMA EM DESTAQUE -Existe também a questão do débito do IPTU, junto a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, que hoje atinje valores vultuosos para as possibilidades do clube.

Você tem idéia de como equacionar essa dívida...

 

NETO HILGEMBERG- Sim, temos várias idéias .entretanto, as mesmas serão discutidas com as autoridades competentes, para melhor solução e mais viável encontrada, uma vez que entendemos ser difícil os órgãos públicos assumirem o ônus do tombamento da arquibancada, relembrando que, embora vultuoso o valor da dívida, o valor do patrimônio é muito superior, pois o valor da dívida talvez represente pouco mais de 1% do valor do patgrimôno.

 

3- FANTASMA EM DESTAQUE -A população de cavalos sem ser das raças PSI, Quarto de Milha e Árabe foi uma constante nesse período de abandono do Jockey Club.

Esses animais vão deixar as dependências do Hipódromo de Uvaranas...

 

NETO HILGEMBERG- Talvez utilizar a palavra abandono seja um pouco forte para o momento, a situação do turfe nacional é uma incógnita, vivendo com certeza o pior momento da história recente, com raros hipódromos em situação saudável, sendo importante destacar que aentrada de animais de outras raças foi proporcionada pelos profissionais lá alojados que viram como saída para a ausência de animais da raça PSI.

 

4- FANTASMA EM DESTAQUE -  Como está o controle de entrada e saída de animais do Jockey Club, em relaçao a exames de Anemia Infecciosa....

 

NETO HILGEMBERG - Uma das primeiras ações desta diretoria foi a regularização dos exames de todos os cavalos que se encontravam alojados no hipódromo, mesmo soltos, o controle de entrada e saída dos cavalos está sendo realizado pelo funcionário do Jockey e o diretor de Hipódromo, os quais não permitem a entrada ou a saída de animais sem a documentação pertinente.

 

 

5- FANTASMA EM DESTAQUE - A raia de areia para trabalhos dos animais também foi danificada nesse período e a raia de grama não existe mais.

Qual o plano da atual diretoria em relação a raia de areia e a reconstrução da raia de grama.....

 

NETO HILGEMBERG - Em verdade, ambas as raias necessitam de revitalização, o que requer recursos financeiros, nos levando a reforçar a cobrança de taxa de raia e o cumprimento da previsão estatutária do artigo 27 que prevê a cobrança de mensalidades dos sócios da entidade, já recadastrados, o que permitirá realizar com mais qualidade as reestruturação das raias, inicialmente a de areia, já em recuperação e também a raia de grama, conforme o aumento do número de animais de corrida no hipódromo,

 

6-FANTASMA EM DESTAQUE - Em relação a volta das corridas de canchas retas e de prado, a diretoria pretende viabilizar a reabertura....

 

NETO HILGEMBERG- A real finalidade do hipódromo é a realização de corridas de cavalo , sendo este o objetivo desta diretoria e com certeza das anteriores, mas como já adiantado nesta entrevista, corridas de cavalo PSI estão em uma fase bem difícil, como exemplo o Jockey Club de São Paulo, estando em outra realidade as corridas de reta, sendo este um dos principais objetivos desta diretoria, a realização de carreiras em reta, para que após seja realizada a revitalização de corrida no hipódromo, diante da dificuldade de desenvolvimentodas corridas em PSI. Para tanto, já estamos com um plano de ação em fase de elaboração , para discutir com os órgãos regulamentadores das corridas de cavalo, com algumas ações já em prática, objetivando a recuperação da história do Jockey Club Pontagrossense, bem como se possível, colocá-lo em uma posição de destaque.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

NETO HILGEMBERG -Peço a gentileza de incluir as considerações finais.

Estamos comprometidos em resgatar a grandeza do Jockey, transformando desafios em oportunidades. Reconhecemos que atravessamos um dos períodos mais difíceis de nossa história, mas é justamente nesse momento que nasce a determinação para reconstruir ,com planejamento e inovação. Nosso plano de ação é gradativo, alinhando medidas técnicas, diálogo com a comunidade e modernização sustentável, sempre priorizando o bem estar do animal  e a segurança coletiva,

Sabemos que a glória do Jockey não se sustenta apenas em estruturas, mas no coração de cada entusiasta, apostador e morador que acredita nesse legado. Por isso, contamos com o apoio de todos para reescrever esta história. Juntos vamos transformar a página de um capitulo desafiador em um novo marco de orgulho e tradição renovada. A jornada já começou, e cada passo, por menor que seja, nos aproxima do futuro grandioso que o Jockey merece.

Aos céticos, deixamos um convite à esperança; aos apaixonados um compromisso de honra.

 

Assina - Osmar Hilgemberg Neto-Presidente do Jockey Club POontagrossense

Fotos
Publicado por Fantasma em Destaque